Com mais um ano começando, nós, empreendedores, temos a esperança de que será um ano melhor do que anterior, que tudo irá melhorar.
Então, começando por essas dicas, vamos fazer nossas empresas crescerem e o mais importante, garantir a qualidade da entrega dos serviços aos nossos clientes.
12 dicas fundamentais para uma gestão eficiente e que fazem parte do DNA da empresa:
1. Paixão
Você tem que ter amor por aquilo que faz. É fundamental trabalhar motivado e não por dinheiro. E se você atuar naquilo que realmente gosta e acredita, o dinheiro e o sucesso serão consequências.
2. Dedicação
É raro encontrar algum empreendedor de sucesso que não tenha trabalhado duro. O segredo é realmente 99% transpiração e 1% inspiração. O trabalho nunca será fácil, mas ele tem que ser prazeroso e divertido!
3. Praticar
Não tem segredo! Para fazer algo bem feito, é preciso praticar, praticar, praticar! Caso erre na primeira tentativa, aprenda e acerte na próxima! O primeiro erro é aceitável, mas persistir é uma escolha.
4. Foco
Foque em uma coisa e dê o melhor de si! Não adianta querer abrir muito o leque, pois se você não estiver preparado, o fracasso é quase certo.
5. Superação
Você tem que, constantemente, procurar se superar tanto fisicamente quanto mentalmente. Se esforçar, dar o máximo de si e ir além sempre. Não é fácil! É preciso apoio da família e amigos.
6. Servir com qualidade
Todos os empreendedores que venceram ofereciam qualidade, seja nos produtos seja nos serviços. Servir "qualidade" é uma obrigação da empresa
7. Ideia
É fundamental ter uma boa idéia! Identificar as oportunidades do mercado e aproveitar um nicho que não tenha sido explorado. Não há nenhuma mágica para ter uma boa ideia, é preciso ouvir, observar e ser curioso, mas, principalmente, não ter medo de errar.
8. Persistência
É necessário ser persistente! Você tem que superar o fracasso, críticas, rejeição, pressão, pois uma coisa é certa: dificilmente você acertará na primeira tentativa. Este ponto é fundamental para o sucesso.
9. Estratégia
Pode paracer óbvio, mas ela é essencial. Antes de começar qualquer empreitada, é preciso ter em mente um plano de negócio bem definido e claro. Essa estratégia deve ser de conhecimento de todos os funcionários, afinal, como eles atingirão os objetivos sem conhecê-los?
10. Cliente
Ele é fundamental, pois sem comprador não há produto e serviço. Portanto, é essencial atender suas expectativas constantemente.
11. Cultura
A empresa deve ter uma cultura de alta performance e com valores definidos. Tendo-a de forma estruturada e consciente, é mais fácil engajar os funcionários e garantir bons resultados
12. Estrutura
Por fim, é fundamental prover uma estrutura adequada, que simplifique o trabalho e a organização. Sem uma boa organização, que facilite o trabalho em equipe, fica difícil gerir um negócio de sucesso.
Fonte: Revista CRN - nº 340 por Benjamin Quadros
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